Este programa foi concebido a partir das Diretrizes Programáticas do Partido Verde (PV) para 2014, divulgadas em março deste ano. Desde então, o material ficou disponível no site do Partido para leitura e envio de contribuições. Foram também promovidos encontros com especialistas de diversas áreas de atuação. As contribuições destes especialistas, de organizações não governamentais, o debate entre pessoas interessadas em participar da construção do programa e as colaborações que nos chegaram a partir de e-mails e das viagens feitas pelo Brasil para apresentar nossas propostas se conformaram neste documento, que é um desdobramento das Diretrizes e que com elas dialoga.

 

Mantivemos a orientação inicial de elaborar um programa enxuto e direto, tendo como premissa o fato de ser possível um projeto para o Brasil que combine desenvolvimento sustentável, cultura de paz e radicalização da democracia. Importante: as Diretrizes, que guiaram nosso trabalho, devem ser lidas como a parte inicial desse programa ampliado. Mesmo porque elas foram votadas e acolhidas pela Convenção Nacional do PV em junho e registradas como programa de campanha no TSE.

 

Seguimos a mesma ordem dos capítulos, ora resumindo-os, ora acrescentando as contribuições do processo. Além disso, é claro que este programa deve continuar sendo corrigido e ampliado ao longo da campanha. Para isso, os interessados devem continuar enviando suas críticas e sugestões pelo site do PV e pelo site do candidato.

 

Agradecemos todas as contribuições recebidas e apresentamos abaixo a síntese de todo este processo, nosso Programa Viver Bem, Viver Verde: Propostas do Partido Verde para o Brasil